ATIVIDADE INTEGRADA: PRATICA EDUCATIVA V E PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
CONSTRUÇÃO CURRICULAR
6O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINAS: Matemática, História, Ciências, Geografia e Estudos Amazônicos.
TEMA GERADOR: Meio Ambiente
SUBTEMAS: Desmatamento, queimada, pecuária, efeito estufa, madeireiros e fazendeiros, animais em extinção, dia do meio ambiente, mudanças climáticas e hidrelétricas.
1- Justificativa:
A degradação ambiental, noticiada pelos meios de comunicação e percebida por parte da população, é provavelmente um dos maiores problemas da atualidade.
Vivemos uma crise ambiental de escala global, onde a exploração inadequada dos recursos naturais demandado por hábitos predatórios de consumo está comprometendo a existência da espécie humana. Trata-se de uma crise profunda e complexa, uma crise civilizatória, na qual a degradação ambiental é conseqüência da degradação de valores éticos, culturais, políticos que afligem e permeiam as sociedades.
Romper com estes processos de degradação, estabelecer novos paradigmas em busca da sustentabilidade e manutenção das formas de vida é o grande desafio de homens e mulheres do planeta Terra.
Nesse sentido, a contribuição da Educação Ambiental (EA) é valiosa e fundamental, considerando seu caráter potencialmente crítico e transformador. No Brasil, a EA como política pública inicia sua trajetória com a criação da Secretária Especial do Meio Ambiente – SEMA em 1973. Posteriormente, na década de 1990 são criadas áreas especificas de EA no MEC, IBAMA e MMA. Quanto aos aspectos legais – aspecto da política pública de EA onde mais se avançou – a educação ambiental é tratada como princípio da Política Nacional de Meio Ambiente, estabelecida pela Lei nº 6.938 de 1981.
A aprovação da Lei 9.795 representou o estabelecimento da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, além de tratar de temas como o conceito de educação ambiental; as incumbências tanto para o poder público, instituições educativas, meios de comunicação, empresas, à sociedade como um todo; os princípios e objetivos da educação ambiental; as instituições envolvidas, as linhas de atuação e os aspectos relativos a execução da PNEA; contudo, sem apresentar as fontes específicas de recursos para a implementação da PNEA pois o artigo que tratava desta questão foi vetado pelo Poder Executivo.
2- Metas Educacionais:
As metas que almejamos na educação no processo de ensino aprendizagem se fazem em conjunto, na construção de conhecimento de forma recíproca o ser humano compartilha uns com os outros a melhor forma de viver; como diz Vygotsky, (1998) “o indivíduo não nasce pronto nem é cópia do ambiente externo. “Em sua evolução intelectual há uma interação constante ininterrupta entre processos internos e influencias do mundo social”.
· Constituir uma forma de aprendizagem que relacione a vida no planeta com a importância da existência de cada ser vivo;
· Assegurar que ao final do processo de ensino aprendizagem se crie respeito pela vida de cada ser vivo;
· Garantir a acesso dos alunos aos meios de informação que mostre como era o planeta antes das destruições causadas pelo homem e como o encontramos agora;
· Elaborar um plano de pesquisa onde contempla o tema gerador e seus subtemas;
· Garantir o acesso de todos a um curso gratuito publico e de qualidade.
3- Objetivo Geral:
Proporcionar aos educando a construção de conhecimento que contemplam as cinco áreas propostas: Matemática, Ciências, Geografia, Historia e Estudos Paraenses, visando motivá-los a uma interação com o meio ambiente, envolvendo perspectivas de sustentabilidade e reflexões sobre as variações climáticas ocorrente no planeta.
4- Objetivos Específicos:
· Compreender os problemas causados pela construção de hidrelétricas,
· Capacitar o indivíduo a calcular áreas,
· Compreensão de limites e territórios
· Compreender os conceitos de ecologia e a importância da preservação dos ecossistemas, da fauna e da flora para que haja um equilíbrio ecológico;
· Reconhecer a importância do ar para a vida, refletindo sobre os prejuízos causados pela poluição do mesmo.
· Valorizar a importância do solo como sustento da vida na terra e promover atitudes que favoreçam sua preservação;
· Identificar a água como um recurso indispensável à vida e como ocorre sua distribuição no planeta;
· Conhecer algumas modificações atmosféricas provocadas pela interferência humana no ambiente;
· Perceber as relações alimentares e as posições tróficas numa cadeia alimentar;
5- Desenho Curricular:
Desmatamento Queimada Efeito estufa
Madereiros/Fazendeiros MEIO AMBIENTE Pécuária
Animais em extinção Dia do Meio Ambiente Lei
Ambiental Mudanças climáticas Hidreletricas
6- Conteúdos abordados:
1o bimestre
Subtemas
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Matemática
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Ciências
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Estudo Amazônico
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História
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Geografia
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Desmatamento
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Formas geométricas
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A vida e o ambiente
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Os índios da Amazônia
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Colonização amazônica
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Espaço geográfico
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Queimada
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Medidas área
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A Atmosfera: os gases e as modificações
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Ecossistemas regionais
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Projeto de ocupação
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Paisagens modificadas
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Pecuária
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Medidas de massa
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O solo
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Mudanças no espaço agrário
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Histórico
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Territorialidade
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2º bimestre
Subtemas
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Matemática
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Ciências
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Est. Amazônico
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História
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Geografia
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Madeireiro e fazendeiro
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As operações
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Sustentabilidade
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Conflitos agrários
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Sociedade e poder
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Grilagem
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Lei ambiental
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Números de ordem
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A Água na natureza
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As áreas de preservação permanente
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Saberes e ciências
|
Os órgãos de proteção ambiental
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Dia do meio ambiente
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As operações
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Saneamento básico
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Os valores da Amazônia
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Semana do meio ambiente
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Preservação
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3º bimestre
Subtemas
|
Matemática
|
Ciências
|
Estudo Amazônico
|
História
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Geografia
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Mudanças climáticas
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Grandezas
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Elementos climáticos
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Os estados físicos da matéria
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Os grandes projetos na Amazônia
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Camadas de ozônio
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Efeito estufa
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Números decimais
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Temperatura
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Variações climáticas
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Industriali-zação
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Aquecimento global
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4º bimestre
Subtemas
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Matemática
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Ciências
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Est. Amazônico
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História
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Geografia
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Hidrelétricas
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Perímetro e volume
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As interações entre os seres vivos
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Ação humana nos ecossistemas
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A vida social, econômica e política
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O ciclo da água e interferência humana
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Animais em extinção
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Fração e
Porcentagem
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Vertebrados e invertebrados
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A fauna Amazônica
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Pirataria e tráfico de animais
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Atividades econômicas e recursos naturais
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7- Procedimento Metodológico:
Aulas dialogadas, trabalho em equipe, construção e socialização de textos, analise de filme, atividade na comunidade, cartazes, poesias, musicas, parodias, projetor, lousa, livros, mapas, figuras, notebook, pesquisa individual e em grupo, levantamentos de dados, análises, seminários e construção de painel e que toda a comunidade escolar tenha conhecimento dos trabalhos que os alunos realizaram.
8- Avaliação:
A metodologia de avaliação se baseia em projetos pedagógicos onde a escola constrói com o aluno o conhecimento, evitando oferecer-lhes pronto. Tudo em uma linha interdisciplinar e contextualizada. Onde provas, exercícios, trabalhos são elaborados a partir de um tema gerador, desse tema são retirados os conteúdos a serem trabalhados e consequentemente cobrados de forma que aconteça a transversalidade.
A avaliação ocorre durante o processo de formação do ser humano compondo duas grandes etapas de acompanhamento: Qualitativa e Quantitativa, desencadeando nas relações dinâmicas em sala de aula para melhor orientar as tomadas de decisões e o replanejamento de ações e estratégias de ensino.
A avaliação é um processo contínuo, cumulativo e abrangente, realizado através de exercícios individualizados, da observação, execução de tarefas em grupos ou individual, pesquisas, entrevistas ou outras formas, como por exemplo, a auto-avaliação, segundo Knowles (1980, p. 49): “Nada faz um adulto sentir-se mais infantil do que ser julgado por outro adulto”, que se fizerem necessárias sobre sua aprendizagem e o professor sobre seu trabalho.
O desempenho escolar do aluno abrangerá também a apuração do acompanhamento diário, da assiduidade, das experiências e pesquisas envolvidas no âmbito da escola ou fora dela.
9- Referencia bibliográfica:
KNOWLES, M. The Modern practice of adult education: fron pedagogy to andragogy. Englewood Cliffs: Cambridge, 1980.
VYGOSTSKY, L. S. Formação Social da Mente. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
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