sábado, 20 de agosto de 2011

ATIVIDADE INTEGRADA: PRATICA EDUCATIVA V E PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

ATIVIDADE INTEGRADA: PRATICA EDUCATIVA V E PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
CONSTRUÇÃO CURRICULAR
6O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINAS: Matemática, História, Ciências, Geografia e Estudos Amazônicos.
TEMA GERADOR: Meio Ambiente
SUBTEMAS: Desmatamento, queimada, pecuária, efeito estufa, madeireiros e fazendeiros, animais em extinção, dia do meio ambiente, mudanças climáticas e hidrelétricas. 
1- Justificativa:
A degradação ambiental, noticiada pelos meios de comunicação e percebida por parte da população, é provavelmente um dos maiores problemas da atualidade.
Vivemos uma crise ambiental de escala global, onde a exploração inadequada dos recursos naturais demandado por hábitos predatórios de consumo está comprometendo a existência da espécie humana. Trata-se de uma crise profunda e complexa, uma crise civilizatória, na qual a degradação ambiental é conseqüência da degradação de valores éticos, culturais, políticos que afligem e permeiam as sociedades.
Romper com estes processos de degradação, estabelecer novos paradigmas em busca da sustentabilidade e manutenção das formas de vida é o grande desafio de homens e mulheres do planeta Terra.
Nesse sentido, a contribuição da Educação Ambiental (EA) é valiosa e fundamental, considerando seu caráter potencialmente crítico e transformador. No Brasil, a EA como política pública inicia sua trajetória com a criação da Secretária Especial do Meio Ambiente – SEMA em 1973. Posteriormente, na década de 1990 são criadas áreas especificas de EA no MEC, IBAMA e MMA. Quanto aos aspectos legais – aspecto da política pública de EA onde mais se avançou – a educação ambiental é tratada como princípio da Política Nacional de Meio Ambiente, estabelecida pela Lei nº 6.938 de 1981.
A aprovação da Lei 9.795 representou o estabelecimento da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, além de tratar de temas como o conceito de educação ambiental; as incumbências tanto para o poder público, instituições educativas, meios de comunicação, empresas, à sociedade como um todo; os princípios e objetivos da educação ambiental; as instituições envolvidas, as linhas de atuação e os aspectos relativos a execução da PNEA; contudo, sem apresentar as fontes específicas de recursos para a implementação da PNEA pois o artigo que tratava desta questão foi vetado pelo Poder Executivo.
2- Metas Educacionais:
As metas que almejamos na educação no processo de ensino aprendizagem se fazem em conjunto, na construção de conhecimento de forma recíproca o ser humano compartilha uns com os outros a melhor forma de viver; como diz Vygotsky, (1998) “o indivíduo não nasce pronto nem é cópia do ambiente externo. “Em sua evolução intelectual há uma interação constante ininterrupta entre processos internos e influencias do mundo social”.
·         Constituir uma forma de aprendizagem que relacione a vida no planeta com a importância da existência de cada ser vivo;
·          Assegurar que ao final do processo de ensino aprendizagem se crie respeito pela vida de cada ser vivo;
·         Garantir a acesso dos alunos aos meios de informação que mostre como era o planeta antes das destruições causadas pelo homem e como o encontramos agora;
·         Elaborar um plano de pesquisa onde contempla o tema gerador e seus subtemas;
·         Garantir o acesso de todos a um curso gratuito publico e de qualidade.
3- Objetivo Geral:
Proporcionar aos educando a construção de conhecimento que contemplam as cinco áreas propostas: Matemática, Ciências, Geografia, Historia e Estudos Paraenses, visando motivá-los a uma interação com o meio ambiente, envolvendo perspectivas de sustentabilidade e reflexões sobre as variações climáticas ocorrente no planeta.
4- Objetivos Específicos:
·        Compreender os problemas causados pela construção de hidrelétricas,
·         Capacitar o indivíduo a calcular áreas,
·        Compreensão de limites e territórios
·         Compreender os conceitos de ecologia e a importância da preservação dos ecossistemas, da fauna e da flora para que haja um equilíbrio ecológico;
·         Reconhecer a importância do ar para a vida, refletindo sobre os prejuízos causados pela poluição do mesmo.
·         Valorizar a importância do solo como sustento da vida na terra e promover atitudes que favoreçam sua preservação;
·         Identificar a água como um recurso indispensável à vida e como ocorre sua distribuição no planeta;
·         Conhecer algumas modificações atmosféricas provocadas pela interferência humana no ambiente;
·          Perceber as relações alimentares e as posições tróficas numa cadeia alimentar;
5- Desenho Curricular:
              Desmatamento            Queimada                                Efeito estufa           

 Madereiros/Fazendeiros      MEIO AMBIENTE               Pécuária                                                    

   Animais em extinção                                                              Dia do Meio Ambiente              Lei

 Ambiental                               Mudanças climáticas                        Hidreletricas              

6- Conteúdos abordados:          
1o bimestre
Subtemas
Matemática
Ciências
Estudo Amazônico
História
Geografia
Desmatamento
Formas geométricas
A vida e o ambiente
Os índios da Amazônia
Colonização amazônica
Espaço geográfico
Queimada
Medidas área
A Atmosfera: os gases e as modificações
Ecossistemas regionais
Projeto de ocupação
Paisagens modificadas
Pecuária
Medidas de massa
O solo
Mudanças no espaço agrário 
Histórico
Territorialidade












  

 2º bimestre
Subtemas
Matemática
Ciências
Est. Amazônico
História
Geografia
Madeireiro e fazendeiro
As operações
Sustentabilidade
Conflitos agrários
Sociedade e poder
Grilagem
Lei ambiental
Números de ordem
A Água na natureza
As áreas de preservação permanente
Saberes e ciências
Os órgãos de proteção ambiental
Dia do meio ambiente
As operações
Saneamento básico
Os valores da Amazônia
Semana do meio ambiente
Preservação 












3º bimestre
Subtemas
Matemática
Ciências
Estudo Amazônico
História
Geografia
Mudanças climáticas
Grandezas
Elementos climáticos
Os estados físicos da matéria
Os grandes projetos na Amazônia
Camadas de ozônio
Efeito estufa
Números decimais
Temperatura
Variações climáticas
Industriali-zação
Aquecimento global









4º bimestre
Subtemas
Matemática
Ciências
Est. Amazônico
História
Geografia
Hidrelétricas
Perímetro e volume
As interações entre os seres vivos
Ação humana nos ecossistemas
A vida social, econômica e política
O ciclo da água e interferência humana
Animais em extinção
Fração e
Porcentagem
Vertebrados e invertebrados
A fauna Amazônica
Pirataria e tráfico de animais
Atividades econômicas e recursos naturais











7- Procedimento Metodológico:
Aulas dialogadas, trabalho em equipe, construção e socialização de textos, analise de filme, atividade na comunidade, cartazes, poesias, musicas, parodias, projetor, lousa, livros, mapas, figuras, notebook, pesquisa individual e em grupo, levantamentos de dados, análises, seminários e construção de painel e que toda a comunidade escolar tenha conhecimento dos trabalhos que os alunos realizaram.
8- Avaliação:
 A metodologia de avaliação se baseia em projetos pedagógicos onde a escola constrói com o aluno o conhecimento, evitando oferecer-lhes pronto. Tudo em uma linha interdisciplinar e contextualizada. Onde provas, exercícios, trabalhos são elaborados a partir de um tema gerador, desse tema são retirados os conteúdos a serem trabalhados e consequentemente cobrados de forma que aconteça a transversalidade.
A avaliação ocorre durante o processo de formação do ser humano compondo duas grandes etapas de acompanhamento: Qualitativa e Quantitativa, desencadeando nas relações dinâmicas em sala de aula para melhor orientar as tomadas de decisões e o replanejamento de ações e estratégias de ensino.
A avaliação é um processo contínuo, cumulativo e abrangente, realizado através de exercícios individualizados, da observação, execução de tarefas em grupos ou individual, pesquisas, entrevistas ou outras formas, como por exemplo, a auto-avaliação, segundo Knowles (1980, p. 49): “Nada faz um adulto sentir-se mais infantil do que ser julgado por outro adulto”, que se fizerem necessárias sobre sua aprendizagem e o professor sobre seu trabalho.
O desempenho escolar do aluno abrangerá também a apuração do acompanhamento diário, da assiduidade, das experiências e pesquisas envolvidas no âmbito da escola ou fora dela.
9- Referencia bibliográfica:
BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981 - Política Nacional do Meio Ambiente.
KNOWLES, M. The Modern practice of adult education: fron pedagogy to andragogy. Englewood Cliffs: Cambridge, 1980.
VYGOSTSKY, L. S. Formação Social da Mente. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

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