sexta-feira, 29 de abril de 2011

Para que servem as barragens

             A criação de barragens foi mais uma dos milhares invenções do homem para beneficiar a sociedade, bem como, trazer qualidade de vida e facilitar o trabalho no comércio, na agricultura, nas atividades culturais entre outros.
              O homem usou a inteligência para usufruir dos recursos naturais, e as construções de barragens é exemplo disso, já que o alvo são os recursos hídricos disponíveis. A energia que chega até a casa de milhões de pessoas trás benefícios e qualidade de vida. O ser humano deixou o sedentarismo à muito tempo, e agora busca a cada dia crescer e melhorar suas condições de vida.
              A cada invenção e a cada construção do homem em benefício da  sociedade causa alterações ambientais. A naturalidade do ambiente se perde aos poucos na proporcionalidade, pois, na medida em que avança a tecnologia, altera a meio ambiente. E a natureza perde o equilíbrio ecológico constantemente de forma lenta. O ser humano está acostumado a pensar no presente, por isso, os projetos construídos com relação às hidrelétricas têm surtido efeito positivo imediato. Mas também tem surtido efeitos negativos lentamente, então o homem demorou muito tempo para perceber os impactos causados por ele.
               A construção de barragens vem sendo motivo de muitos debates, porque existem os a favores e os contras. A classe empresarial, as elites dominantes, a maioria dos políticos e grande parte da população são a favores da construção das barragens, a sociedade de classe baixa, ribeirinhos, indígenas e movimentos sociais são contras. Cada grupo defende seus interesses, mas a reflexão que pode ser feita com relação ao tema sem dúvida não se faz do dia para noite, é preciso fazer um estudo e conseqüentemente analisar os efeitos positivos e negativos.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Como tem professores querendo desistir da profissão.

        Ser professor no Brasil já não é mais sonho de várias pessoas; a desvalorização tanto econômica, quanto no reconhecimento da sociedade, tem causado desânimo e desistência de muitos estudantes que pretendiam ser professores. A falta de segurança do professor no trabalho está sendo questionada ainda mais que os vários outros problemas; e nos últimos anos, são inúmeros acontecimentos de violência contra professores, inclusive um fato ocorrido no Rio de Janeiro á poucos dias, está fazendo com que muitos profissionais mude de profissão. 
        Enquanto o Brasil, ou melhor, enquanto nossos políticos não adotarem medidas como fizeram os Estados Unidos após a segunda guerra mundial, os problemas relacionado a educação irão continuar infelizmente. A educação é crucial para combater milhares de problemas existentes em nosso país, foi assim que países de primeiro mundo fizeram. Quando as pessoas são educadas, torna-se mais fácil dialogar com elas, por outro lado, tendo formação ou qualificação, as portas para o mercado de trabalho estarão sempre abertas; isso significa menos drogas, menos violência, menos miséria e fome; resumindo o país será outro bem diferente do nosso Brasil. Ainda que você não seja professor, leia reflita e publique essa minha indignação, vou agradecer, Abraços á todos....

Meus artigos

http://www.artigonal.com/authors/880901

domingo, 17 de abril de 2011

Minha biografia

Meu nome é Agnaldo Fernandes da Silva, moro no Município de Medicilândia no km 116 Faixa, da BR 230, trecho Altamira a Itaituba-Pa.
            Atualmente sou professor do campo, e ministro disciplinas nas áreas das ciências agrárias (agricultura, zootecnia e pratica de campo). Trabalho com ensino fundamental maior de 5ª a 8ª series nos pólos chamado modular rural SIMEF (Sistema Modular de Ensino Fundamental). Trabalhei também com turmas multisseriados no ensino fundamental de 1ª a 4ª series durante sete anos e tive uma grande experiência em trabalhar quatro series juntas. Não posso dizer que as experiências foram boas; porque  a deficiência era grande e sempre ficava a desejar o ensino, na qual me preocupava muito por não alcançar os objetivos desejados.
            Passei três anos em sala de aula com apenas o ensino fundamental; em 1998 comecei a fazer o ensino médio magistério num projeto chamado “Projeto Gavião” específico para professores que estavam atuando em sala de aula. Em 2001 concluí o magistério onde abriu horizontes para melhor desenvolver a metodologia de ensino de 1ª a 4ª series. Conheci alguns teóricos e filósofos da educação que contribuiu bastante em minha pratica em sala de aula; o autor Paulo Freire foi e esta sendo até hoje minha referencia, porque acredito na construção do conhecimento e não no mecanicismo.
Fiquei por algum tempo fora de sala de aula, fui convidado para ser liderança Sindical. Exerci durante três anos o cargo de Secretario de formação política do STR (Sindicato dos Trabalhadores de Medicilândia), na oportunidade fui coordenador local do PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), um projeto de alfabetização para jovens e adultos das áreas de assentamento. Aprendi muito nos movimentos sociais, e o que sempre me deixou feliz, foi lutar em prol dos grupos de classes menos favorecidos. A Igreja Católica me incentivou desde de cedo a ser solidário,carismático e pensar sempre no coletivo.Na oportunidade fiz parte da liderança da PJ(Pastoral da Juventude),e também coordenador da comunidade onde moro.
            Sempre gostei de morar na zona rural, meus pais sempre foram agricultores, chegamos aqui na Transamazônica na década de 80 e logo conseguimos terra para trabalhar. Construímos uma historia e uma base econômica na propriedade onde moramos. O fato de minha família nunca ter saído do campo me despertou o interesse em fazer um curso Técnico em agropecuário com Ênfase em Agroecologia pelo PRONERA. Hoje sou professor concursado no ensino médio magistério, técnico agrícola e atualmente cursando Licenciatura em Educação do campo. Quando não estou trabalhando em sala de aula, estou contribuindo na pratica agrícola de minha família.

"Descobrir o que é a Páscoa"

Todos comemoram a Páscoa! Más a final, todos sabem o real significado da Páscoa? Para esse questionamento são muitas as respostas; as igrejas por exemplo, fazem várias interpretações com relação a Páscoa. E para quem escreveu ou para quem leu essa exclamação, já sabem o que é, ou o que significa a Páscoa para o ser humano? A comemoração de uma data marca um acontecimento importante, e nesse caso, porque não pesquisar sobre a Páscoa e disseminar sobre tal. Não é um desafio, e sim um esclarecimento de muitas e muitas dúvidas que existem sobre a "PÁSCOA". Eu já pesquisei e descobri que todos precisam buscar informações sobre a Páscoa, e a partir de então o ser humano agradecerá pela sua existência aqui na terra. Faça como eu, incentive apenas não dê a resposta, do contrário as dúvidas continuarão e as pessoa irão apenas comemorar e comer bastante chocolate. Não é apenas isso! a verdadeira importância é "JESUS" Vá em busca da resposta e me diga se gostou....Abraço, Agnaldo.

agnaldomsn: Como explicar o "amor"

agnaldomsn: Como explicar o "amor": "O amor é abstrato, mais existe! é bom, mais é difícil ser encontrado! é saudável, mais adoece as pessoas! é verdadeiro mais ainda assim enga..."