domingo, 17 de abril de 2011

Minha biografia

Meu nome é Agnaldo Fernandes da Silva, moro no Município de Medicilândia no km 116 Faixa, da BR 230, trecho Altamira a Itaituba-Pa.
            Atualmente sou professor do campo, e ministro disciplinas nas áreas das ciências agrárias (agricultura, zootecnia e pratica de campo). Trabalho com ensino fundamental maior de 5ª a 8ª series nos pólos chamado modular rural SIMEF (Sistema Modular de Ensino Fundamental). Trabalhei também com turmas multisseriados no ensino fundamental de 1ª a 4ª series durante sete anos e tive uma grande experiência em trabalhar quatro series juntas. Não posso dizer que as experiências foram boas; porque  a deficiência era grande e sempre ficava a desejar o ensino, na qual me preocupava muito por não alcançar os objetivos desejados.
            Passei três anos em sala de aula com apenas o ensino fundamental; em 1998 comecei a fazer o ensino médio magistério num projeto chamado “Projeto Gavião” específico para professores que estavam atuando em sala de aula. Em 2001 concluí o magistério onde abriu horizontes para melhor desenvolver a metodologia de ensino de 1ª a 4ª series. Conheci alguns teóricos e filósofos da educação que contribuiu bastante em minha pratica em sala de aula; o autor Paulo Freire foi e esta sendo até hoje minha referencia, porque acredito na construção do conhecimento e não no mecanicismo.
Fiquei por algum tempo fora de sala de aula, fui convidado para ser liderança Sindical. Exerci durante três anos o cargo de Secretario de formação política do STR (Sindicato dos Trabalhadores de Medicilândia), na oportunidade fui coordenador local do PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), um projeto de alfabetização para jovens e adultos das áreas de assentamento. Aprendi muito nos movimentos sociais, e o que sempre me deixou feliz, foi lutar em prol dos grupos de classes menos favorecidos. A Igreja Católica me incentivou desde de cedo a ser solidário,carismático e pensar sempre no coletivo.Na oportunidade fiz parte da liderança da PJ(Pastoral da Juventude),e também coordenador da comunidade onde moro.
            Sempre gostei de morar na zona rural, meus pais sempre foram agricultores, chegamos aqui na Transamazônica na década de 80 e logo conseguimos terra para trabalhar. Construímos uma historia e uma base econômica na propriedade onde moramos. O fato de minha família nunca ter saído do campo me despertou o interesse em fazer um curso Técnico em agropecuário com Ênfase em Agroecologia pelo PRONERA. Hoje sou professor concursado no ensino médio magistério, técnico agrícola e atualmente cursando Licenciatura em Educação do campo. Quando não estou trabalhando em sala de aula, estou contribuindo na pratica agrícola de minha família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário