sexta-feira, 29 de abril de 2011

Para que servem as barragens

             A criação de barragens foi mais uma dos milhares invenções do homem para beneficiar a sociedade, bem como, trazer qualidade de vida e facilitar o trabalho no comércio, na agricultura, nas atividades culturais entre outros.
              O homem usou a inteligência para usufruir dos recursos naturais, e as construções de barragens é exemplo disso, já que o alvo são os recursos hídricos disponíveis. A energia que chega até a casa de milhões de pessoas trás benefícios e qualidade de vida. O ser humano deixou o sedentarismo à muito tempo, e agora busca a cada dia crescer e melhorar suas condições de vida.
              A cada invenção e a cada construção do homem em benefício da  sociedade causa alterações ambientais. A naturalidade do ambiente se perde aos poucos na proporcionalidade, pois, na medida em que avança a tecnologia, altera a meio ambiente. E a natureza perde o equilíbrio ecológico constantemente de forma lenta. O ser humano está acostumado a pensar no presente, por isso, os projetos construídos com relação às hidrelétricas têm surtido efeito positivo imediato. Mas também tem surtido efeitos negativos lentamente, então o homem demorou muito tempo para perceber os impactos causados por ele.
               A construção de barragens vem sendo motivo de muitos debates, porque existem os a favores e os contras. A classe empresarial, as elites dominantes, a maioria dos políticos e grande parte da população são a favores da construção das barragens, a sociedade de classe baixa, ribeirinhos, indígenas e movimentos sociais são contras. Cada grupo defende seus interesses, mas a reflexão que pode ser feita com relação ao tema sem dúvida não se faz do dia para noite, é preciso fazer um estudo e conseqüentemente analisar os efeitos positivos e negativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário