quinta-feira, 2 de junho de 2011

ARTE-EDUCAÇÃO NO CAMPO

           A Arte está na vida de todo ser humano desde o princípio da história, e ao longo dos anos vem se revelando na vida de muitas pessoas em todos os continentes nas mais diversas formas.
          Estudar a Arte é também recordar a história, pois, através das leituras sobre os povos antigos percebemos o início das obras realizadas pelo homem, começando pelas descobertas, do fogo, das ferramentas para caça e coleta e em seguida as construções das moradias como ocas, palafitas, ampliação de cavernas entre outros.
            Para falar de Arte é importante relatar alguns itens, que evidentemente andam juntos, por exemplo: culturas, crenças, costumes, etnias, etc. Mas é importante também ressaltar que, a Arte pode ser interpretada de formas diferentes, já que as pessoas pensam diferentes. Na música, na dança e no teatro, por exemplo, as pessoas se divertem e interpretam de forma diferente porque cada país tem sua própria cultura e seus próprios costumes, por isso é que muitas pessoas tem dúvidas quando é preciso estudar e ensinar a arte.
          A Arte-educação no campo vem sendo discutido bastante nos encontros educacionais, tendo em vista que os debates e os projetos a cerca deste assunto não tem saído do papel e não tem passado de fatos teóricos. Os educadores de Arte não possuem formação, não tem suporte, e tão pouco acompanhamento de supervisores e diretores já que também não possuem formação na área. Considerando ainda que os professores não se dispõem de materiais, e muitas vezes não sabem nem mesmo o que trabalhar. Os alunos na maioria não gostam de estudar “Artes” por esses motivos citado acima. Em algumas turmas aparecem um ou dois alunos que se destacam, talvez pela apreciação ou pelo incentivo de alguns professores que também gostam.
            A realidade que temos hoje no campo no que se refere ao ensino da arte é bastante preocupante, porque o professor recebe da secretaria de educação um currículo de conteúdos programáticos já prontos e acabados, sendo que, esses conteúdos são com base na realidade da cidade e não da realidade do campo, isso tudo acaba dificultando o trabalho do professor. Quando o professor é ousado e criativo ele quebra algumas regras impostas pelo sistema, e muitos tem feito isso, implementando temas voltados para o campo. O educador às vezes quer inovar, criar novas possibilidades e sair do método tradicional, mas enfrenta problemas devido o modelo político que é estabelecido para todos os funcionários e protagonista da educação básica dos municípios.
            

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